Folia

Pelotas tem pré-Carnaval neste final de semana

Três blocos de rua devem movimentar mais de dez mil foliões entre sábado e domingo em diferentes bairros

Foto: Jô Folha - DP - Amigos do Sereno nasceu a partir de ações sociais no Areal

Uma das mais antigas manifestações do Carnaval em Pelotas, os blocos de rua, começam a mostrar neste final de semana que a tradição foliã da cidade está muito viva. As primeiras entidades se apresentam no sábado e no domingo e devem levar milhares para as passarelas do samba improvisadas nos bairros, neste período pré-folia. Quem abre o agito é o Praieiro, no Laranjal, às 17h. A festividade continua no domingo, com a muamba do Amigos do Sereno, no Areal, às 14h, e o Louças da Cohab, que faz a função no Fragata, às 15h. As atividades têm a organização da Liga dos Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas, com apoio da Prefeitura.

A abertura da folia está sob responsabilidade do Praieiro, que desfila desde 2017 e é referência em festa pré-carnavalesca no Laranjal. A concentração começa às 16h na avenida Rio Grande do Sul, próximo à avenida Augusto Assumpção, por onde o bloco segue até a frente do Shopping Mar de Dentro.

O presidente da entidade, Ricardo Cabral da Cunha, conta que no primeiro ano 700 foliões compraram as camisetas do bloco, este ano a expectativa é que o número de foliões chegue a dois mil. Uma tradição do Praieiro é desfilar uma semana antes do sábado de Carnaval oficial.

Outra ação, que está se tornando uma marca, é a realização de uma festa, após o encerramento do desfile, na beira da praia. Este ano esse evento será ao lado da pousada Albatroz. Quem quiser acompanhar o bloco, dentro das cordas, durante a passagem pela avenida, precisa comprar o seu abadá, que está se esgotando. Ainda estão disponíveis os tamanhos P, M e G, que podem ser comprados na Barbearia Chicago, na General Neto, e nas lojas Empório Gelei.

“A procura está grande. Estamos todos bem eufóricos, mas tem aquela responsabilidade grande de fazer tudo bem feito, mas a gente tem todo o apoio da Prefeitura e do bairro, o que é o melhor”, fala Cunha. Quem não conseguir comprar o figurino, pode sambar no entorno do grupo.

Patrimônio cultural

Outra atração do pré-Carnaval pelotense é o bloco Amigos do Sereno, do Areal fundos, que celebra os dez anos da entidade nesta folia. “O Amigos do Sereno é um projeto social, cultural e artístico”, fala com orgulho o presidente da entidade, Paulinho Conceição, um dos fundadores do bloco, que desde o ano passado é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial de Pelotas.
A entidade, que mobiliza em torno de oito mil pessoas no seu desfile, tem concentração às 15h. Os foliões passam pela avenida Domingos de Almeida, a partir da rótula da rua Comendador Rafael Mazza, em direção a rua Barão de Corrientes.

O Amigos do Sereno surgiu a partir de um grupo de moradores que começou a fazer eventos musicais, com caráter beneficente, em datas comemorativas, como os dias das Mães e das Crianças. A participação no Carnaval foi uma consequência dessa união. “A ideia era fazer uma bagunça arrumada”, brinca Paulo Ricardo Oliveira, outro diretor fundador.

Mesmo com esse caráter festivo, o grupo de diretores têm ratificado o Amigos do Sereno com uma entidade preocupada em construir uma sociedade melhor. “Montamos uma escolinha de música e temos uma biblioteca aqui no Areal, onde a gente empresta livros para as crianças e também fazemos eventos beneficentes. A gente vem há dez anos trabalhando e a música é uma das ferramentas que usamos para chegar nas pessoas. Na verdade o nosso cunho mesmo é o social, estar perto das pessoas, nos doar com o talento que Deus nos deu para fazer o bem ao próximo”, explica Paulinho Conceição.

Durante a pandemia, a direção do bloco montou o Trio Elétrico Solidário, que passava pelas ruas, fazia shows e era apoiado com alimentos. Posteriormente, as doações eram encaminhadas às famílias carentes do bairro. “Fizemos isso durante quatro meses e isso nos orgulha muito”, fala o presidente.

Curiosamente a entidade não tem sede no Areal, as ações que precisam de um ponto fixo são realizadas em um espaço no Simões Lopes. “É onde a gente faz um pagode todos os domingos, esse espaço é administrado pela turma do Amigos do Sereno. Isso prova que Pelotas nos adotou, o Amigos do Sereno triunfa em todos os bairros da cidade.”

Alegria em alta

A muamba pré-carnavalesca do bloco surgiu como uma forma de esquenta da folia e atualmente ela representa os foliões do bairro. “A muamba ganhou força quando a Estação Primeira do Areal teve de parar, aqui todos nós somos Estação. A gente sentiu muito esse impacto, foi quando a gente resolveu fortalecer a muamba pra gente não ficar sem o Carnaval.”

Além do bairro, a banda que nasceu do projeto, formada por músicos moradores do Areal, agora agora leva a tradição do samba pelotense para diferentes cidades da região. “E já conseguimos sair pra fora do Brasil também”, acrescenta.

Nesse ano, como o bloco não vai desfilar no Carnaval oficial da cidade, entre os dias 15 e 17 de março, a diretoria não fez os abadás. “Saiu tarde a confirmação de que haveria Carnaval, e a gente não sabia se participaria ou não. Ficou o curto o tempo para que conseguíssemos entregar. A festa vai ser mesmo aqui, com a alegria no mais alto nível, e estão todos convidados.”
A professora de dança Ana Carla Peixoto, colaboradora do bloco desde o começo, diz que sempre participa das campanhas comunitárias que eles realizam. “Quando me chamam e mesmo que não me chamem eu estou junto”, brinca.

Foliã desde bem jovem, a dançarina já participou de entidades como a Explosão do Futuro, Estação Primeira do Areal e da banda Dona da Noite, entre outras, mas no Amigos do Sereno a entrega de Ana Carla é ainda maior, ela participa do grupo de dança que acompanha a banda. “É uma grande família que vai além do grupo.”

Festa na Cohab

Quem encerra o final de semana de festividades carnavalescas é o Loças da Cohab Fragata, que desfila no domingo, a partir das 16h. O presidente da entidade, Maicon Duarte da Silva, diz que a expectativa é de uma grande presença de foliões. Os abadás que estavam à venda estão esgotados e o grupo deve reunir mais de mil pessoas, pelo itinerário que sai da rua Alberto Bento esquina com Sátiro Soares Carriconde.

O Loças, que tem 20 anos de atividades, também tradicionalmente é atração da pré-folia. Este ano, com o apoio da Liga de Blocos, a diretoria está ainda mais entusiasmada com o evento. “A criação da Liga foi muito importante para nós, conseguimos estrutura que nunca tivemos”, diz Silva. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Videoclipe de Ian Ramil recebe premiação Anterior

Videoclipe de Ian Ramil recebe premiação

Blocos de rua abrem o Carnaval de Pelotas Próximo

Blocos de rua abrem o Carnaval de Pelotas

Deixe seu comentário